BC da Suíça surpreende mercados ao descartar limite cambial contra o euro





BC da Suíça surpreende mercados ao descartar limite cambial contra o euro

Medida é para combater a ameaça de recessão e deflação.
Minutos após anúncio, franco suíço saltou quase 30% em valor contra euro.


Da Reuters

O banco central da Suíça descartou inesperadamente o limite que havia imposto ao franco contra o euro nesta quinta-feira (15), catapultando a moeda de baixo risco além do limite de 1,20 por euro que havia estabelecido há mais de três anos.

Minutos após o anúncio, o franco suíço saltou quase 30% em valor contra o euro. O vice-chairman do banco central, Jean-Pierre Danthine, havia dito ainda na segunda-feira que o limite continuaria sendo a base da política monetária.

"É uma manobra muito arriscada. Você pode ver isso na reação do mercado, que é extrema", disse o economista do Sarasin Alessandro Bee.

Na segunda surpresa em dois meses, o banco central informou que vai descartar o limite adotado em 6 de setembro de 2011 para combater a ameaça de recessão e deflação após investidores fugindo da crise da zona do euro elevarem o franco a máximas históricas.

"Essa medida excepcional e temporária protegeu a economia suíça de danos sérios. Embora o franco suíço continue alto, o exagero diminuiu como um todo desde a adoção da taxa de câmbio mínima", disse o SNB em um comunicado de uma página.

No mês passado, o banco central foi forçado a adotar mais medidas para defender o limite, uma vez que investidores preocupados com a zona do euro e a crise da Rússia compraram a moeda, dizendo que cobraria dos bancos pelos depósitos em francos pela primeira vez desde a década de 1970.
Em alguns minutos caóticos nos mercados após o anúncio, o franco ultrapassou a paridade contra o euro e chegou a 0,8052 francos por euro, para então limitar os ganhos e operar a cerca de 1,02655 por euro às 9h46 (horário de Brasília).

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/bc-da-suica-surpreende-mercados-ao-descartar-limite-cambial-contra-o-euro.html

Comentários